Revenda5Reais

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Google desenvolve celular para substituir cartões de crédito



O Google pretende voltar a revolucionar o mercado de celulares, dessa vez incluindo um sistema de pagamentos que faça os aparelhos substituírem os cartões de crédito. O novo smartphone foi rapidamente apresentado na segunda-feira pelo CEO Eric Schmidt na conferência Web 2.0, que acontece anualmente em São Francisco.

Schmidt confirmou que o Google está trabalhando num chip sofisticado e numa atualização para o sistema Android que incluirá a opção de pagamentos. Ele mostrou o novo telefone sem revelar o nome ou fabricante do aparelho. Vários sites especializados, no entanto, especulam que o smartphone será batizado "Nexus S" e fabricado pela Samsung.

O Google apresentou o smartphone Nexus One com grande pompa no início do ano, mas parou de vendê-lo poucos meses depois, quanto outros aparelhos equipados com o sistema Android chegaram ao mercado. A Samsung fabrica alguns desses aparelhos, além do tablet Galaxy Tab.

Schmidt se recusou a comentar os boatos sobre o Nexus S, mas indicou que o novo telefone, equipado com a versão atualizada do Android, conhecida como "Gingerbread", chegará às lojas nas próximas semanas.

O aparelho terá um chip "Near Field Communication" (NFC) que permitirá a transmissão das informações de pagamento em lojas com tecnologia compatível. As transações serão completadas ao se tocar um ponto físico, como um terminal de pagamento ou outro objeto codificado com as informações necessárias. Schmidt disse que o chip será mais seguro que as fitas magnéticas que carregam informações pessoais nos atuais cartões de crédito, o que foi recebido com otimismo pelas empresas de pagamento.

O Google pretende criar parcerias com empresas que processam os pagamentos ao invés de se expandir para esse mercado. Schmidt acredita que os celulares vão suplantar os cartões de crédito, mas acha que essa mudança ainda vai demorar.

- Ainda espero usar cartões de crédito por muitos e muitos anos - disse ele.

Mas conforme os chips e o software continuem a evoluir, o empresário prevê um futuro no qual os celulares poderão alertar seus donos quando eles passarem por um produto, loja ou serviço em sua lista de compras.

Os celulares equipados com o Android se tornaram onipresentes desde que o Google lançou o sistema há dois anos. A HTC, que fez o Nexus One, e a Motorola estão entre os principais fabricantes de aparelhos Android.

O rápido crescimento de popularidade fez com que o sistema tenha hoje 25,5% do mercado mundial, contra 3,5% há um ano, segundo a Gartnet. Com isso, o sistema do Google fica atrás apenas do Symbian, da Nokia, que domina 37% do mercado de smartphones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário