Revenda5Reais

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

6 dicas para tirar melhor proveito da câmera de seu smartphone



---

Tirar fotos com a câmera do smartphone ficou tão comum que já tem gente deixando a câmera fotográfica em casa para usar apenas o celular. Entretanto, para aproveitar tudo o que o seu pode oferecer quando o assunto é fotografia é preciso seguir alguns procedimentos básicos.

As dicas a seguir são baseadas nos conceitos gerais da fotografia. Elas valem para smartphones, celulares com câmeras embutidas, câmeras digitais e para as antigas câmeras de filme. Não importa a marca ou o modelo do equipamento. Seguir tais não é nenhum bicho de sete cabeças. Com um pouco de treino, você poderá melhorar e muito a qualidade de suas fotos. Vamos lá?

Conheça os recursos da câmera de seu smartphone

Tem gente que não gosta de fuçar no aparelho ou de ler manual, mas não há jeito melhor de descobrir tudo o que a câmera pode fazer do que esse. Confira cada um dos recursos e dos ajustes disponíveis, mesmo que você não vá usar todos num primeiro momento.

Se você não conhece os recursos da câmera do seu smartphone, fica difícil obter melhores resultados e produzir fotos diferenciadas e de boa qualidade.

Use os ajustes de imagem corretos

Se o seu smartphone oferece recursos de ajuste do modo de foto (Paisagem, Retrato, Macro, Foto noturna, etc.), antes de fotografar selecione o modo mais adequado à situação. Assim, você evita problemas comuns, como fotos escuras, borradas, tremidas e desfocadas, entre outros.

Cuidado com a posição da fonte de luz

Para evitar aquelas fotos nas quais o fundo aparece iluminado e o rosto das pessoas fica escuro (efeito de contra luz), confira antes onde está a fonte de luz.

Se estiver no sol, posicione-se de costas para ele. As pessoas que sairão na foto deverão estar de frente para o sol ou em uma posição semelhante, para que os rostos fiquem iluminados.

Em alguns casos, você também pode usar o flash durante o dia, como luz de preenchimento em situações de contra luz. Essa técnica evita que os rostos das pessoas ou os objetos fotografados apareçam escuros.

Fique atento ao alcance do flash

Alguns smartphones contam com flash, já outros dispõem de uma luz auxiliar para fotos e vídeos. Não importa qual desses recursos o seu smartphone possui, o importante é saber qual é o alcance da luz emitida.

Todos os flashes e luzes auxiliares, sejam os de um smartphone ou os de uma câmera profissional, têm limitações de alcance. Assim, se você souber qual é esse alcance, não terá problemas com fotos escuras ou mal iluminadas. Basta ajustar seu posicionamento conforme as delimitações.

Tome cuidado com o fundo escolhido

Fundos com muitos detalhes ou elementos podem confundir o sistema de foco das câmeras de alguns smartphones. Na hora de fotografar, confira se o fundo não está chamando mais a atenção do que a pessoa ou objeto a ser fotografado. Se estiver, escolha outra posição para valorizar a pessoa ou o objeto que será o assunto da foto.

Enquadramento

Na hora de fotografar, tome cuidado para não “cortar” a pessoa ou o objeto principal. Às vezes, na pressa, muita gente acaba cortando partes dos elementos e o resultado é totalmente desagradável ou, em alguns casos, estranho.

Se você curte, fotografe sempre que puder. Não há nada melhor do que a prática para aprimorar seu talento de fotógrafo. Quem sabe não vira uma profissão.


por Lucas Dillmann



Nenhum comentário:

Postar um comentário