Revenda5Reais

terça-feira, 9 de novembro de 2010

20 atalhos para IE e Firefox que economizam tempo e saúde

Quem fica horas explorando a web precisa encontrar formas de aliviar o esforço das mãos; é aí que os atalhos de teclado mostram seu valor.

Eu gasto horas e horas explorando a web. E, em certos momentos, o uso do mouse provoca dores na mão direita. Por isso, eu tento usar atalhos de teclado pelo menos parte do tempo.

No mínimo, o uso de diferentes músculos da mão alivia parte do incômodo – e algumas vezes esses atalhos até economizam tempo quando comparados com o comando equivalente com o uso do mouse.

Se você usa o Internet Explorer (versões 7 e 8) ou o Mozilla Firefox 3 em um PC, conheça os 20 atalhos obrigatórios para quem busca dar algum alívio a suas mãos.

Internet Explorer 8
1. Eis um truque bastante útil quando uso meu laptop em um avião, sem mouse, e preciso copiar de uma página web e colar em outra aplicação ou caixa de busca. Ele é chamado Navegação por Cursor. Pressione F7 para abrir uma caixa de diálogo que perguntará se você quiser ativá-lo. Clique em Sim. Você verá então um cursor movimentável que permite selecionar e colar texto, usando comandos de teclado como Tab, Home, Page Up e outros. Ele também funciona no Firefox, mas não no Chrome.

2. Precisa ajustar o tamanho do texto? Você pode aumentar ou diminuir o tamanho da página em níveis de 10%. Para aumentar, pressione Control e a tecla de Mais. Para reduzir, Control e a tecla de Menos. Para restaurar o zoom a 100%, pressione Control e Zero.

3. Para efetuar buscas na web usando serviços diferentes, pressione Control-E para abrir a caixa de busca, seguido de Control e seta para baixo, para listar os serviços disponíveis.

4. Eis uma dica que lhe dará uma visualização das abas abertas na forma de miniaturas, tal como no Chrome: Control-Q. (Um amigo me contou que o Safari foi o primeiro a usar o recurso; este é outro exemplo de como a concorrência aprimora os produtos ao longo do tempo.)

5. Abra uma nova aba ativa com Control-T.

6. Navegue pelas abas com Control-Tab ou Control-Shift-Tab.

7. Feche a aba atual (ou a janela atual, se a navegação por abas estiver desligada), com Control-W.

8. Abra uma nova aba a partir da barra de endereços com Alt-Enter.

9. Mude para uma aba específica, identificada por números, com Control-n (sendo que “n” aqui é um número de 1 a 8).

10. Salte para a última aba: Control-9.

11. Feche outras abas com Control-Alt-F4.

Para o Firefox
1. Se seu navegador vem lhe entregando páginas desatualizadas, você poderá atualizar e sobrescrever o cache ao mesmo tempo com Control-Cmd (ou tecla Windows)-F5.

2. Mova o cursor para a barra de endereços com Alt-D.

3. Traga o cursos para a barra de pesquisas com Control-Cmd-K.

4. Para encontrar texto em uma página, pressione / (sim, a tecla barra) e digite o termo de busca. Você será levado diretamente a ele.

5. Abra sua página em uma nova aba com Alt-Home.

6. Volte para a página anterior pressionando a tecla Backspace.

7. Para apagar dados privativos: Pressione Alt-Shift-Delete (não confundir com Alt-Control-Delete, que faria o micro recarregar o sistema em versões antigas do Windows).

8. Exiba a tela ativa em tela cheia pressionando F11. Pressione-a novamente e você terá de volta o tamanho original.

9. Mova-se de link em link, ou outro item clicável, pressionando a tecla Tab. Mova-se na direção inversa com Shift-Tab.

Caso sua memória seja como a minha, é provável que você não se lembre de todos esses atalhos. Uma ideia é jogar essas dicas em uma janela do Bloco de Notas ou do Word e deixá-la aberta em uma pequena janela enquanto navega, até que possam ser memorizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário