Revenda5Reais

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Conficker faz MS abolir recurso do Windows 7

AutoRun e AutoPlay são modificados por causa do Conficker

O vírus Conficker não casou nem metade do estrago que se esperava e pode acabar até tendo um efeito positivo. Graças à forma como o malware se disseminou, a Microsoft deve matar a função AutoRun no Windows 7 e nas versões anteriores e posteriores do sistema.

O recurso, introduzido no Windows 95, tinha como objetivo ajudar os usuários a rodar programas que vinham instalados nos então populares CD-ROMs. A ideia era fazer o software responder automaticamente toda vez que um CD fosse colocado no drive óptico, para facilitar a vida do freguês.

Mas com o tempo a função se transformou de mocinha em vilã e passou a ser usada para rodar códigos maliciosos sem que os usuários percebam, como no caso do Conficker, que usou dispositivos USB para se espalhar.

Diante deste cenário, a Microsoft decidiu abolir a função do Windows 7. A decisão foi comunicada em diferentes blogs corporativos.

O AutoPlay, que permite que o usuário programe o sistema para abrir arquivos de uma determinada forma (abrir músicas com o Media Player, por exemplo) também terá suas funções limitadas.

Também explorado pelo Conficker, o recurso agora não vai mais rodar programas automaticamente.

As mudanças já estão disponíveis no RC1 do Windows 7, mas a boa notícia não se restringe aos usuários do novo sistema. A Microsoft deve tornar a função disponível – ou, neste caso, indisponível – também para os usuários do XP e do Vista, embora a data para que isso aconteça ainda não seja conhecida.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário