Vivien Leigh e Clark Gable, nos papéis de Scarlett O´Hara e Rhett Butler em O Vento Levou, demonstram a posição favorável do rosto para atrair o sexo oposto.
O ângulo que inclinamos a cabeça pode ter papel importante em quão atraentes nós somos ao sexo oposto.
A descoberta é de um estudo de pesquisadores das universidades Newcastle e Macquarie que investigaram se diferenças na perspectiva visual podem alterar o quão belo é um rosto.
Liderados Dr Darren Burke, eles usaram 33 imagens geradas pelo computador, que misturavam fotos e alterações, e pediram que fossem avaliadas pro voluntários. As imagens variavam em 5 posições de inclinação e possuíam o mesmo corte de cabelo e características gerais.
O resultado foi que os rostos de mulheres foram julgados mais femininos e atraentes quando projetados para frente/cima (simulando um olhar para cima). O contrario aconteceu com os homens, que foram considerados mais masculinos e atraentes quando olhavam para baixo.
Para os pesquisadores, as descobertas ajudam a entender a “atratividade” sob um ponto de vista evolutivo: os homens, tipicamente mais altos que as mulheres, vêem os rostos delas olhando para cima. Já as mulheres, vêem os homens olhando para baixo.
A conclusão é a de que a maneira como inclinamos nosso rosto afeta o quão atraente parecemos ao sexo oposto. O trabalho foi publicado na Evolutionary Psychology.
Nenhum comentário:
Postar um comentário